quinta-feira, 30 de setembro de 2010

VESTIBULAR

Já estão abertas as incrições para o teste seletivo do vestibular 2010 UESPI, o prazo para o encerramento para efetuar a incrição é 15/10/10 , para mais informações acesse, www.uespi.com.br.
BOA SORTE!

Exercício Complementar 3º ano

Exercício complementar 3º ano, pag: 235 do livro. segue abaixo um texto para ajudar na compreensão do conteúdo.


Blocos Econômicos

MERCOSUL

Mercado Comum do Sul

Criado em 1991, o MERCOSUL é composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, países sul-americanos que adotam políticas de integração econômica e aduaneira. A origem do MERCOSUL está nos acordos comerciais entre Brasil e Argentina elaborados em meados dos anos 80.

A partir do início da década de 90, o ingresso do Paraguai e do Uruguai torna a proposta de integração mais abrangente. Em 1995 instala-se uma zona de livre comércio.

Cerca de 90% das mercadorias fabricadas nos países-membros podem ser comercializadas internamente sem tarifa de importação. Alguns setores, porém, mantém barreiras tarifárias temporárias, que deverão ser reduzidas gradualmente. Além da extinção de tarifas internas, o MERCOSUL estipula a união aduaneira, com a padronização das tarifas externas para diversos itens.

Ou seja: os países-membros comprometem-se a manter a mesma alíquota de importação para determinados produtos.

Os países-membros totalizam uma população de 206 milhões de habitantes e um PIB de 1,1 trilhão de dólares. A sede do MERCOSUL se alterna entre as capitais desses países. Segundo cláusula de 1996 só integram o MERCOSUL nações com instituições políticas democráticas. Chile e Bolívia são membros associados, assinando tratado para a formação de zona de livre comércio, mas não entram na união aduaneira.

NAFTA

Acordo de Livre Comércio da América do Norte

O NAFTA é um instrumento de integração entre a economia dos EUA, do Canadá e do México. O primeiro passo para sua criação é o tratado de livre comércio assinado por norte-americanos e canadenses em 1988, ao qual os mexicanos aderem em 1992.

A ratificação do NAFTA, em 1993, vem para consolidar o intenso comércio regional já existente na América do Norte e para enfrentar a concorrência representada pela União Européia. Entra em vigor em 1994, estabelecendo o prazo de 15 anos para a total eliminação das barreiras alfandegárias entre os três países. Seu mais importante resultado até hoje é a ajuda financeira prestada pelos EUA ao México durante a crise cambial de 1994, que teve grande repercussão na economia global.

http://www.mundovestibular.com.br/articles/548/1/BLOCOS-ECONOMICOS---Mercosul--Uniao-Europeia-Alca-Nafta-Apec/Paacutegina1.html

Exercício Complementar 2º ano

Façam o exercício do livro da pag: 446 e 459. Temos a seguir um texto que ira ajudar na compreensão do conteúdo.


POPULAÇÃO DO BRASIL


A população brasileira cresceu bastante e estima-se que até o ano de 2025 o Brasil terá quase 250 milhões de habitantes.

Antes de falarmos sobre o crescimento populacional é preciso saber um conceito: o de crescimento vegetativo.

- Crescimento vegetativo: é a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.

Esse conceito é importante porque é através do cálculo dessa diferença que temos a possibilidade de conhecer o quanto a população cresceu.

Uma visão muito difundida, porém errada, era de que a taxa de migração é que foi a responsável pelo nosso crescimento demográfico. Ela contribuiu, mas não foi o fator principal.

A partir de 1930 iniciou-se no Brasil o processo de industrialização e urbanização que trouxe muitas mudanças que ajudaram a influenciar no nosso crescimento. Até então, o Brasil era um país agrário, com população rural.

Nos anos 50, o lado urbano do Brasil começou a crescer. Muitas pessoas começaram a deixar os campos para trabalhar nas cidades, principalmente nas regiões sudeste (onde a industrialização era muito ativa) e na região centro-oeste (construção de Brasília).

Observação: Ao longo da nossa história, houve muitos movimentos migratórios no país. Alguns foram incentivados pelo governo, porém outros foram espontâneos.

Quando foi anunciado que encontraram ouro em Minas Gerais, muitos seguiram para lá, poucos anos depois, surgiram várias cidades como Ouro Preto e Mariana.

Nas décadas de 40 e 50, o governo incentivou a ocupação da região centro-oeste – era a chamada “Marcha para o Oeste”- prometendo doar terras para quem fosse. O mesmo aconteceu na época da construção de Brasília, que foi inaugurada em 1960.

A urbanização melhorou muito a vida dos brasileiros. Nas cidades havia uma melhor condição de vida (higiene e saúde, água tratada, serviços de vacinação (veja Revolta da Vacina), redes de saneamento básico, etc, como conseqüência a taxa de mortalidade diminuiu bastante.

Nessa época (segundo estatísticas) a população começou a crescer de uma forma acelerada.

As novas condições urbanas e a revolução no campo da medicina provocaram um alto crescimento vegetativo da população.

Os anos 60 foram marcados por uma revolução nos costumes, não só por causa da pílula (que diminuiu muito a taxa de natalidade), mas também outros fatores como a vida na cidade e a entrada da mulher no mercado de trabalho ajudaram muito a reduzir esse índice.

Atualmente, as famílias não são mais tão numerosas, principalmente nas zonas urbanas. O controle da natalidade está se tornando hábito até mesmo nas camadas mais pobres.

Sem sombra de dúvida, as desigualdades econômicas e sociais são um dos maiores problemas que o Brasil enfrenta.

Há muita diferença entre a expectativa de vida dos sulistas e dos nordestinos. Os dados afirmam que no sul, as pessoas vivem mais do que no nordeste.

A mortalidade infantil também é alta no nordeste, justamente por causa da precária assistência médica (principalmente com as mulheres grávidas) e as próprias condições de miséria que vive grande parte do povo nordestino.

A colonização do sul do país e a substituição da mão-de-obra escrava pela a assalariada contribuiu muito para a vinda de milhões de imigrantes para o Brasil.

Com a proibição do tráfico negreiro (1850) começaram a faltar escravos para trabalhar na lavoura, foi a partir daí que a imigração (principalmente européia) começou a crescer.

Vieram para o Brasil os italianos, sírios, alemães, espanhóis, portugueses etc.

Com o passar do tempo, alguns imigrantes conseguiram suas próprias terras, outros foram trabalhar nas fábricas, sem contar com os que fundaram indústrias (alimentícias, tecidos).

Em 1908, uma outra leva de imigrantes veio para o país: os japoneses.

Muitos deles foram trabalhar no interior paulista nas diversas lavouras de café e outros se fixaram próximo a capital para trabalhar com a agricultura, que era um dos principais meios de abastecimento da cidade que estava em processo de crescimento.

Porém, de todos os imigrantes que vieram para cá, o grupo que mais se destacou foram os portugueses.

Claro que não podemos esquecer a influência que os negros tiveram na nossa população, principalmente na nossa cultura.

Como já foi dito antes, foi em 1930 que teve início o processo de industrialização (RJ e SP). O surgimento das indústrias ajudou muito no crescimento das cidades, pois buscavam operários para suas fábricas. Assim como as indústrias, a construção civil também precisava de trabalhadores. Toda essas oportunidades levaram a um processo de deslocamento interno, ou seja, muitas pessoas saíram do nordeste rumo ao sudeste, na esperança de conseguir uma vida melhor.

Devido ao excesso de mão-de-obra, em 1934, o governo brasileiro resolveu barrar a imigração na tentativa de não piorar a crise. A Lei de Cota de Imigração foi promulgada e fez com que a imigração reduzisse bastante.

Porém, mesmo assim, um dos grandes problemas gerados, foi a imigração ilegal, principalmente de coreanos e bolivianos.

Nos anos 80, o governo brasileiro concedeu anistia para os imigrantes ilegais e hoje a colônia coreana é muito grande em SP, dominando o setor de confecções, no Rio esta colônia também começa a crescer, e no Saara (no centro do Rio de Janeiro onde os donos do comércio são sírios e libaneses) já tem várias lojas de comerciantes coreanos.

Nos anos 80 e 90 muitos brasileiros pressionados pela crise econômica e o desemprego, tentaram sobreviver em outros países. Os EUA são o endereço número um na lista de lugares para se viver, o Paraguai vem em segundo lugar.

O Japão também está nesta lista, e os brasileiros que trabalham lá são chamados de dekasseguis.

O Brasil já não é mais um país jovem, é importante enfatizarmos que a população de idosos está crescendo cada vez mais e a expectativa de vida também vem aumentando: aproximadamente 64,1 anos para os homens e 70,6 anos para as mulheres.

Como podemos observar, as mulheres vivem mais, logo a maioria da população brasileira da terceira idade é feminina.

Mas, se formos analisar região por região, acontece um fato interessante e curioso, na região centro-oeste e nordeste a população masculina é maior, isso acontece por causa das atividades agrícolas presentes nestas regiões que atraem muitos homens para o trabalho.

Hoje podemos dizer que a maioria da população brasileira vive nas cidades.

As grandes cidades que ao mesmo tempo oferecem uma condição melhor para o povo, também levam medo para as diversas famílias por causa da violência , desemprego e precariedade nos serviços médicos e educacionais além de muitos outros fatores.

Exercício Complementar

Atenção alunos do 1º ano F, façam o exercício da Pag: 115 do Livro, Temos a seguir um texto complementar que irá auxiliá-los no aprendizado do conteúdo.

Entendendo o clima

O extenso território brasileiro, a diversidade de formas de relevo, a altitude e dinâmica das correntes e massas de ar, possibilitam uma grande diversidade de climas no Brasil. Atravessado na região norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio, o Brasil está situado, na maior parte do território, nas zonas de latitudes baixas -chamadas de zona intertropical- nas quais prevalecem os climas quentes e úmidos, com temperaturas médias em torno de 20 ºC.

A amplitude térmica - diferenças entre as temperaturas mínimas e máximas no decorrer do ano - é baixa, em outras palavras: a variação de temperatura no território brasileiro é pequena.

Os tipos de clima do Brasil

Para classificar um clima, devemos considerar a temperatura, a umidade, as massas de ar, a pressão atmosférica, correntes marítimas e ventos, entre muitas outras características. A classificação mais utilizada para os diferentes tipos de clima do Brasil assemelha-se a criada pelo estudioso Arthur Strahler, que se baseia na origem, natureza e movimentação das correntes e massas de ar.

De acordo com essa classificação, os tipos de clima do Brasil são os seguintes:

  • Clima Subtropical: presente na região sul dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por verões quentes e úmidos e invernos frios e secos. Chove muito nos meses de novembro à março. O índice pluviométrico anual é de, aproximadamente, 2000 mm. As temperaturas médias ficam em torno de 20º C. Recebe influência, principalmente no inverno, das massas de ar frias vindas da Antártida.

  • Clima Semi-árido: presente, principalmente, no sertão nordestino, caracteriza-se pela baixa umidade e pouquíssima quantidade de chuvas. As temperaturas são altas durante quase todo o ano.

  • Clima Equatorial: encontra-se na região da Amazônia. As temperaturas são elevadas durante quase todo o ano. Chuvas em grande quantidade, com índice pluviométrico acima de 2500 mm anuais.

  • Clima Tropical: temperaturas elevadas (média anual por volta de 20°C), presença de umidade e índice de chuvas de médio a elevado.

  • Clima Tropical de altitude: ocorre principalmente nas regiões serranas do Espirito Santo, Rio de Janeiro e Serra da Mantiqueira. As temperatura médias variam de 15 a 21º C. As chuvas de verão são intensas e no inverno sofre a influência das massas de ar frias vindas pela Oceano Atlântico. Pode apresentar geadas no inverno.

  • Clima Tropical Atlântico (tropical úmido): presente, principalmente, nas regiões litorâneas do Sudeste, apresenta grande influência da umidade vinda do Oceano Atlântico. As temperaturas são elevadas no verão (podendo atingir até 40°C) e amenas no inverno (média de 20º C). Em função da umidade trazida pelo oceano, costuma chover muito nestas áreas.

Curiosidades:

- A ciência que estuda o clima e o tempo é o ramo da Geografia conhecido como climatologia.

- As mudanças climáticas têm provado, na atualidade, o derretimento das calotas polares e a intensificação do processo de desertificação.

CEMTI- LICEU PIAUIENSE AMOSTRA CULTURAL 2010

No dia 25/09/2010 no sábado aconteceu no Liceu Piauiense uma amostra cultural de todos os trabalhos realizado pelos alunos do CEMTI, onde eles confeccionaram excelentes trabalhos mostrando brilhantes apresentações e talentos.

Nossos alunos estão de parabéns!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Convite

Senhores pais ou responsáveis, convidamos à participarem de uma reunião junto à coordenação a realizar-se às 14:0 do dia 26/08/2010, na sala 18 no turno da tarde, para entrega dos boletins referente ao primeiro semestre.

5ª verificação de aprendizagem 2010

31/08- Biologia, Geografia;
01/09- Química, Língua portuguesa;
02/09- Matemática, História;
03/09- Física, Inglês.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Moda na escola, qual o melhor look para arrasar no colégio?

Ir para a escola não é simplesmente assistir aula né gente? Dá um up no visual da farda é sempre uma ótima forma de não cair da moda, e isso vale tanto para os meninos quanto para as meninas.

Nesta quinta-feira(12/08/10) o Teens180 visitou o nosso colégio Liceu Piauiense, e conferiu como a galera prepara o visual para ir para a escola. Encontrou tanto meninas, quanto meninos super vaidosos e que não dispensam perder um tempinho de manhã para chegar ao colégio mais que apresentáveis.

Veja algum deles

Mais novidades é só clica em baixo↓

Fotos

Amanda & Brenda


Eu(Brenda), Mariana, Lorena & Amanda


Maria & Gustavo


Brenda & Amanda

sexta-feira, 16 de julho de 2010

2º CHAMADA - PENSE 2010

Os alunos relacionados abaixo deverão comparecer oa Bloco - 04 - CCN - UFPI dia 17 / 07 / 2010 a partir das 9 h com a seguinte documentação:
  • RG;
  • Declaração da Escola;
  • Foto 3x4;


422 TAMYRES HAYANE M. TEIXEIRA 15

414 JESSICA CAROLINE R. DE CARVALHO 15

412 JESSICA DANYLA DOS SANTOS 15

408 FRANCISCO MARLON M. DOS SANTOS 15

385 THAMIRES OLIVEIRA SILVA 15

382 VALDEMAR SABINO GOMES JUNIOR 15

379 JEANNE CRISTINA DA SILVA SALES 15

364 IARA COSTA LIMA 15

362 ANDRE RICARDO XAVIER LIMA 15

353 WALLISSON MIRANDA 15

352 ERICA NAIARA SILVA QUEIROZ 15

350 GULHERME FILIPE COSTA CUNHA 15

330 HYLNA DANIELA FELICISSIMO FONTINELE 15

327 VELERIA CRISTINA SILVA ANDRADE 15

290 MARIA LUIZA DOS SANTOS NETA 15

287 FRANCIELY BATISTA SILVA 15

279 ANTONIA FRANCISCA NUNES DOS SANTOS 15

235 SONAYRA ROSANE GOMES DA SILVA 15

229 MARCELO RICARDO SOUSA PORTO 15

225 FRANCISCA ERYCKA DE SOUSA MONTES 15

207 DANIELE GOMES PEREIRA 15

206 WILSON DE PAULA VIEIRA RODRIGUES 15

192 FRANCISCA CLAÚDIA DOS SANTOS 15

189 ADRIANO SILVA DOS SANTOS 15

184 KAYRINNE DANNYELLE FREITAS BRASIL 15

170 JUSSARA VILARINHO MOURA 15

169 DENISE ROSE SILVA SOUSA 15

156 JUCEVANE FERREIRA GONÇALVES 15

141 RAYSA MICHELE LOPES 15

137 GECIANE MARTINS SILVA 15

130 HERCÍLIA FERREIRA DA SILVA 15

122 IZADORA ABREU DOS SANTOS ARAUJO 15

116 DENISE DA SILVA SOUSA 15

095 LUANA CARVALHO CARDOSO DOS SANTOS 15

085 JOSIANE LINHARES DUARTE 15

078 LUANA MOURA CHAVES 15

074 DARIO BARROSO ARAGÃO COSTA 15

043 DIEGO BRUNO MACHADO DA SILVA 15

025 TALYTA QUARESMA LOUREIRO 15

023 AMANDA DE OLIVEIRA MORAIS DA SILVA 15

002 FRANCISCA MARIA DE JESUS LIMA 15


quinta-feira, 15 de julho de 2010

Blog deseja a todas(os) a(o) quem passou direto e a deseja boas férias e que venha o próximo semestre...

Retorno das aulas 03 de agosto de 2010

Lista dos melhores classificados da 4ª avaliação de geografia - Profª Clemilda Bandeira

Melhores notas(1º lugar 10,0, em 2º 9,0, e em 3º 8,0 pontos).


Turma: 3º 1ª- sala:01- manhã


1º lugar

nº: nome:
04 Caroline
10 Flavia
11 Francisco
37 Samuel
42 Tercio
43 Victor

2º lugar
nº: nome:
08 Fernanda
28 Mariana(nota 9,5)
29 Mykelly
38 Samuel(nota 9,5)

3º lugar
nº: nome:
05 Cledeilson
07 Fábio
14 Guilherme
15 Heloisa(nota 8,5)
17 Joana
20 Juliana(nota 8,5)
24 Luana
25 Maicon
26 Monoel(nota 8,5)
27 Maria
30 Naira(nota 8,5)
33 Osires
34 Rayra
39 Sharlene
45 Yasmin(nota 8,5)


Turma: 3º 2ª- sala:02- manhã

1º lugar
nº: nome:
45 Vinicius

2º lugar
nº: nome:
05 Antonio
10 Carlo
40 Stephany

3º lugar
nº: nome:
31 Luciene
36 Paulo



Turma: 3º 3ª- sala:03- manhã


1º lugar
nº: nome:
28 Maciene

2º lugar
nº: nome:
02 André
29 Marcelo
30 Maurício
31 Maurileno

3º lugar
nº: nome:
23 João
45 Kerlane


Turma: 3º 4ª- sala:16- manhã

1º lugar
nº: nome:
23 Juliane
32 Marcos

2º lugar
nº: nome:
20 José(nota 9,5)
31 Marcone(nota 9,5)

3º lugar
nº: nome:
34 Mônica
38 Raissa


Turma: 3º 5ª- sala:15- manhã

1º lugar
nº: nome:
13 Fabiana
40 Pablo

2º lugar
nº: nome:
08 Bruno
17 Francisco
28 José
36 Maria

3º lugar
nº: nome:
03 Andréia(nota 8,5)
07 Breno
29 Laís(nota 8,5)
42 Robson
46 Wendell


Turma: 3º 6ª- sala:12- manhã

1º lugar
nº: nome:
13 Erika

2º lugar
nº: nome:
01 Airton
06 Camila(nota 9,5)
07 Cássia(nota 9,5)
10 Daniela(nota 9,5)
11 Dário(nota 9,5)
18 Gean
30 Marcelo
35 Pedro
48 Thiago

3º lugar

nº: nome:
05 Anderson(nota 8,5)
09 Daniel
12 Dadid
17 Francisco
20 Jaine(nota 8,5)
23 Jean(nota 8,5)
24 Jetro(nota 8,5)
25 Jheymson(nota 8,5)
29 Lucas
33 Mikaele(nota 8,5)
34 Paulo
45 Thamires
49 Vanessa



Novamente...

''Professora Clemilda Bandeira está parabenizando a todos que estão em lista e que continuem sempre assim, tentando se esforçar cada vez mais e aos(as) outros(as) que não estão em lista estudem mais e mais... ''.Abraço Bandeira.


Gabarito da 4ª avaliação 2010 de geografia Profª Bandeira

1) A
2) B
3) E
4) C
5) A
6) A
7) D
8) D
9) D
10) E

Os Melhores Relatórios


3º/1ª sala 01- manhã

nº nome:
13 Gardene

3º/2ª sala 02- manhã

nº nome:

06 Brenda
09 Camila
12 Dayanne
16 Fernanda
30 Lariza
35 Mônica

3º/3ª sala 03- manhã

nº nome:

01 Adriana
08 Débora
09 Denyse
16 Flávia

3º/4ª sala 16- manhã

nº nome:

01 Camila
14 Jéssica
19 Jóse
24 Kayrinne
33 Marislene

3º/5ª sala 13- manhã

nº nome:

01 Ana
04 Andressa
29 Laís
32 Léticia
34 Lucília
42 Robson

3º/6ª sala 12- manhã

nº nome:

16 Fernanda
27 Karla
28 Luane
40 Roberto
45 Thamires
49 Vanessa


Lembrando... este é a 3ª nota

terça-feira, 6 de julho de 2010

Simulado

Ao terminar as provas na quinta-feira -08/07/10, dia seguinte 09/07/10 o simulado




Obs: sendo que as provas da 4ª avaliação valerão 7,0 pontos e o simulado 3,0 pontos para todas as disciplinas!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

4ª verificação de aprendizagem 2010


05/07(Segunda-feira)>>Física, Espanhol;
06/07(terça-feira)>>Matemática, Geografia, Inglês;
07/07(quarta-feira)>>Química, Língua Portuguesa;
08/07(quinta-feira)>>Biologia, História.




OBS: Prova de História antecipado p/ segunda-feira(05/07) e a prova de Espanhol(trabalho-texto e mais as questões do simulado).

Atenção: Fiquem atentos pois pode ou não do prof alterar o dia ou as provas.


BOA PROVA a todos(as)!!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

ARRAIA DO LICEU PIAUIENSE QUE ACONTECERA NO DIA 26 DE JUNHO DE 2010, AS 17:30 NA QUADRA POLIESPORTIVA, COM A PATICIPACAO DOS CABRIOLAS DO FORRO

sexta-feira, 18 de junho de 2010

ENEM 2010!!!




ENEM 2010 – Inscrição Exame Nacional do Ensino Médio
Os estudantes que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 devem anotar um compromisso importante em sua agenda. A partir da próxima segunda-feira, dia 21 de junho, poderão ser feitas as inscrições para o Enem 2010.
As incrições serão feitas apenas pela internet e exigirão o número de CPF do candidato. O estudante que não tiver este documento deverá solicitar o seu em uma agência dos Correios, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.
A taxa de inscrição é de R$ 35 e as provas acontecem nos dias 6 e 7 de novembro. O exame é constituído por uma redação e quatro provas com 45 questões cada.
As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de julho no site www.enem.inep.gov.br
NÃO ESQUEÇAM! UM ABRAÇO: PROFª: BANDEIRA

quarta-feira, 9 de junho de 2010

MARCHA MUNDIAL POR JUSTIÇA CLIMÁTICA E CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL!!!




O SOS CLIMA TERRA foi realizada nesta quarta-feira, 09 de junho de 2010 uma caminhada.

Em especial as autoridades, para a emergencial responsabilidade com a justiça climática e o aquecimento global, este que já é a maior tragedia da história da humanidade e que podemos e precisamos reverter. Nós estamos na capital e portanto com maior chance de exercer nossa cidadania de modo direto e integral.O Brasil e o mundo precisa de nós.Vamos la!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

quinta-feira, 27 de maio de 2010

3ª verificação de aprendizagem 2010

07/06(Segunda-feira)>> Língua Portuguesa, Física;
08/06(Terça-feira)>> História, Química;
09/06(Quarta-feira)>> Geografia, Biologia;
10/06(Quinta-feira)>> Inglês, Matemática.



Atenção: Fiquem atentos pois pode ou não do prof alterar o dia ou as provas. Boa prova a todos!!!.

Obs: 3ª Avaliação de geografia de 2010

-> Participação e relatório da caminha ''Sos clima terra'' ;
-> Relatório em dupla.

Podem fazer cartazes em defesa do meio ambiente.

Quem se interessar por Boton: 2,ooR$(pequeno) ou 3,00R$(grande).
Camisa: 23,00R$(ganha Boton de brinde) ou 20,00R$ sem o Boton.
Adesivo: 1,00R$.


Tratar: Com a prfª Clemilda Bandeira

Associe-se no site: www.sosclimaterra.org

O dia da caminha ''Sos clima terra'' mudou para o dia 09/06/10

> Encontro no Liceu Piauiense 7:00h, às 7:15h será feita a chamada, no local após a caminhada;
> Relatório em dupla(Manuscrito ou digitado) Minímo 2 folhas;


Modelo do Relatório

09 de junho de 2010 sob a orientação da prfª Clemilda Bandeira do CEZG- Liceu Piauiense, nós (nome) e (nome) participamos da macha da camapanha mundial por justiça climática e contra o aquecimento global.
Saímos do Liceu...
Essa campanha defende...(Procura no site www.sosclimaterra.org)

Obs: Blusa de farda obrigatório!!!

Lista dos melhores classificados da 2ª avaliação de geografia - Profª Clemilda Bandeira

Melhores notas(1º lugar 10,0, em 2º 9,0, e em 3º 8,0 pontos).


Turma: 3º 1ª- sala:01- manhã


1º lugar

nº: nome:
37 Samuel
40 Talisson

2º lugar
nº: nome:
06 Daniele
23 Kamila
26 Manoel
27 Maria
45 Yasmin

3º lugar
nº: nome:
05 Cledeilson
12 Francisco
19 Jão
33 Osires
41 Talyta


Turma: 3º 2ª- sala:02- manhã


1º lugar
nº: nome:
05 Rafael
10 Carlos
27 Juliana
29 Kelly
39 Rodrigo

2º lugar
nº: nome:
09 Camila
12 Dayanne
18 Frª Tereza
45 Vinicus


3º lugar
nº: nome:
02 Agostinho
03 Amanda
22 Gleisson
24 Igor
34 Moacy

37 Rayssa


Turma: 3º 3ª- sala:03- manhã



1º lugar
nº: nome:
23 João
28 Maciene
29 Marcelo



2º lugar
nº: nome:
01 Adriana
03 André
04 Andréia
13 Fabíola
16 Flávia


3º lugar
nº: nome:
12 Ezequiel
18 Geisiane
20 Gislane
22 Jaqueline


Turma: 3º 4ª- sala:16- manhã

1º lugar
nº: nome:
12 Ingrid
15 João
22 Josiane
23 Juliane
24 Kayrinne
32 Marcos
34 Mônica
36 Patrícia
43 Santília

2º lugar
nº: nome:
02 Camila
19 José
28 Lislayne
30 Márcio
31 Marcone
37 Pedro

3º lugar
nº: nome:
03 Dalliete
02 Caroline


Turma: 3º 5ª- sala:13- manhã


1º lugar
nº: nome:
15 Francielly
42 Robson

2º lugar

nº: nome:
08 Bruno
25 João
29 Laís
41 Raiane

3º lugar
nº: nome:
12 Érika
28 José
36 Maria
40 Pablo
45 Susan


Turma: 3º 6ª- sala:12- manhã


1º lugar
nº: nome:
08 Claudiane
19 Gisele
22 Jean


2º lugar
nº: nome:
01 Airton
11 Dário
23 Jean (nota8,5)
35 Pedro (nota 8,5)
43 Silva
45 Thamires

3º lugar
nº: nome:
02 Aldery
13 Erika



''Professora Clemilda Bandeira está parabenizando a todos que estão em lista e que continuem sempre assim, tentando se esforçar cada vez mais e aos(as) outros(as) que não estão em lista estudem mais e mais... para poder está em outra lista''.Abraço Bandeira

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Curiosidade

Por que um sólido quando aquecido dilata?

Compreendendo o efeito que o aumento de energia cinética causa nas moléculas - choque e distanciamento - fica fácil compreender porque o sólido se dilata. À medida que a energia da molécula aumenta, ela começa a se chocar nas moléculas vizinhas que por sua vez começa também a ficar mais agitada e se chocará em outra.

Se você imaginar uma fila de moléculas perceberá que, quando começarmos a agitar a primeira da fila, esta empurrará a segunda que empurrará a terceira e assim por diante. Quando a fila toda estiver mais agitada (quente) é intuitivo imaginar que a fila estará mais comprida. Isto explica não só a dilatação e contração dos sólidos como também a propagação do calor

sábado, 22 de maio de 2010

Atenção:Segunda-feira dia 24/05/10 não haverá aula na instituição por causa de uma Assembléia que correra neste dia.

Trabalho do Professor Mauro - Física III

CEZG – LICEU PIAUIENSE/DISCIPLINA: FÍSICA

PROFESSOR: MAURO BEZERRA


ATIVIDADE QUALITATIVA DE FÍSICA


01) Os sistemas de cogeração representam uma prática de utilização racional de combustíveis e de produção de energia. Isto já se pratica em algumas indústrias de açúcar e de álcool, nas quais se aproveita o bagaço da cana, um de seus subprodutos, para produção de energia.


Esse processo está ilustrado no esquema ao lado. Entre os argumentos favoráveis a esse sistema de cogeração pode-se destacar que ele:


a) otimiza o aproveitamento energético, ao usar queima do bagaço nos processos térmicos da usina e na Geração de eletricidade.

b) aumenta a produção de álcool e de açúcar, ao usar o bagaço como insumo suplementar.

c) economiza na compra da cana-de-açúcar, já que o bagaço também pode ser transformado em álcool.

d) aumenta a produtividade, ao fazer uso do álcool para a geração de calor na própria usina.

e) reduz o uso de máquinas e equipamentos na produção de açúcar e álcool, por não manipular o bagaço da cana.


02) O debate em torno do uso da energia nuclear para produção de eletricidade permanece atual. Em um encontro internacional para a discussão desse tema, foram colocados os seguintes argumentos:

I. Uma grande vantagem das usinas nucleares é o fato de não contribuírem para o aumento do efeito estufa, uma vez que o urânio, utilizado como “combustível”, não é queimado, mas sofre fissão.

II. Ainda que sejam raros os acidentes com usinas nucleares, seus efeitos podem ser tão graves que essa alternativa de geração de eletricidade não nos permite ficar tranqüilos.

A respeito desses argumentos, pode-se afirmar que:

a) o primeiro é válido e o segundo não é, já que nunca ocorreram acidentes com usinas nucleares.

b) o segundo é válido e o primeiro não é, pois de fato há queima de combustível na geração nuclear de eletricidade.

c) o segundo é valido e o primeiro é irrelevante, pois nenhuma forma de gerar eletricidade produz gases do efeito estufa.

d) ambos são válidos para se compararem vantagens e riscos na opção por essa forma de geração de energia.

e) ambos são irrelevantes, pois a opção pela energia nuclear está-se tornando uma necessidade inquestionável.



03) Entre outubro e fevereiro, a cada ano, em alguns estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os relógios permanecem adiantados em uma hora, passando a vigorar o chamado horário de verão. Essa medida, que se repete todos os anos, visa:

a) promover a economia de energia, permitindo um melhor aproveitamento do período de iluminação natural do dia, que é maior nessa época do ano.

b) diminuir o consumo de energia em todas as horas do dia, propiciando uma melhor distribuição da demanda entre o período da manhã e da tarde.

c) adequar o sistema de abastecimento das barragens hidrelétricas ao regime de chuvas, abundantes nessa época do ano nas regiões que adotam esse horário.

d) incentivar o turismo, permitindo um melhor aproveitamento do período da tarde, horário em que os bares e restaurantes são mais freqüentados.

e) responder a uma exigência das indústrias, possibilitando que elas realizem um melhor escalonamento das férias de seus funcionários.



04) A eficiência do fogão de cozinha pode ser analisada em relação ao tipo de energia que ele utiliza. O gráfico abaixo mostra a eficiência de diferentes tipos
de fogão



Pode-se verificar que a eficiência dos fogões aumenta

a) à medida que diminui o custo dos combustíveis.

b) à medida que passam a empregar combustíveis renováveis.

c) cerca de duas vezes, quando se substitui fogão a lenha por fogão a gás.

d) cerca de duas vezes, quando se substitui fogão a gás por fogão elétrico.

e) quando são utilizados combustíveis sólidos.



05) A energia térmica liberada em processos de fissão nuclear pode ser utilizada na geração de vapor para produzir energia mecânica que, por sua vez, será convertida em energia elétrica. Abaixo está representado um esquema básico de uma usina de energia nuclear.




Com relação ao impacto ambiental causado pela poluição térmica no processo de refrigeração da usina nuclear, são feitas as seguintes afirmações:

I o aumento na temperatura reduz, na água do rio, a quantidade de oxigênio nela dissolvido, que é essencial para a vida aquática e para a decomposição da matéria orgânica.

II o aumento da temperatura da água modifica o metabolismo dos peixes.

III o aumento na temperatura da água diminui o crescimento de bactérias e de algas, favorecendo o desenvolvimento da vegetação.

Julgue cada um dos itens.


06) O potencial brasileiro para gerar energia a partir da biomassa não se limita a uma ampliação do Pró-álcool. O país pode substituir o óleo diesel de petróleo por grande variedade de óleos vegetais e explorar a alta produtividade das florestas tropicais plantadas. Além da produção de celulose, a utilização da biomassa permite a geração de energia elétrica por meio de termelétricas a lenha, carvão vegetal ou gás de madeira, com elevado rendimento e baixo custo.

Cerca de 30% do território brasileiro é constituído por terras impróprias para a agricultura, mas aptas à exploração florestal. A utilização de metade dessa área, ou seja, de 120 milhões de hectares, para a formação de florestas energéticas, permitiria produção sustentada do equivalente a cerca de 5 bilhões de barris de petróleo por ano, mais que o dobro do que produz a Arábia Saudita atualmente.

(José Walter Bautista Vidal. Desafios Internacionais para o século XXI. Seminário da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, ago./2002 (com adaptações).


Para o Brasil, as vantagens da produção de energia a partir da biomassa incluem:

a) implantação de florestas energéticas em todas as regiões brasileiras com igual custo ambiental e econômico.

b) substituição integral, por biodiesel, de todos os combustíveis fósseis derivados do petróleo.

c) formação de florestas energéticas em terras impróprias para a agricultura.

d) importação de biodiesel de países tropicais, em que a produtividade das florestas seja mais alta.

e) regeneração das florestas nativas em biomas modificados pelo homem, como o Cerrado e a Mata Atlântica.


*As questões 07, 08 e 09 devem ser respondidas acordo com o diagrama a abaixo.


O diagrama abaixo representa a energia solar que atinge a Terra e sua utilização na geração de eletricidade. A energia solar é responsável pela manutenção do ciclo da água, pela movimentação do ar, e pelo ciclo do carbono que ocorre através da fotossíntese dos vegetais, da decomposição e da Respiração dos seres vivos, além da formação de combustíveis fósseis.




07) De acordo com o diagrama, a humanidade aproveita, na forma de energia elétrica, uma fração da energia recebida como radiação solar, correspondente a:

a) 4 ´10 - 9

b) 2,5 ´10 - 6

c) 4 ´10 - 4

d) 2,5 ´10- 3

e) 4 ´10 - 2




08) De acordo com este diagrama, uma das modalidades de produção de energia elétrica envolve combustíveis fósseis. A modalidade de produção, o combustível e a escala de tempo típica associada à formação desse combustível são, respectivamente,

a) hidroelétricas - chuvas - um dia

b) hidroelétricas - aquecimento do solo - um mês

c) termoelétricas - petróleo - 200 anos

d) termoelétricas - aquecimento do solo - 1 milhão de anos

e) termoelétricas - petróleo - 500 milhões de anos



09) No diagrama estão representadas as duas modalidades mais comuns de usinas elétricas, as hidroelétricas e as termoelétricas. No Brasil, a construção de usinas hidroelétricas deve ser incentivada porque essas:

I. utilizam fontes renováveis, o que não ocorre com as termoelétricas que utilizam fontes que necessitam de bilhões de anos para serem reabastecidas.

II. apresentam impacto ambiental nulo, pelo represamento das águas no curso normal dos rios.

III. aumentam o índice pluviométrico da região de seca do Nordeste, pelo represamento de águas.

Das três afirmações acima, somente


a) I está correta.

b) II está correta.

c) III está correta.

d) I e II estão corretas.

e) II e III estão corretas.



10) Uma estação distribuidora de energia elétrica foi atingida por um raio. Este fato provocou escuridão em uma extensa área. Segundo estatísticas, ocorre em média a cada 10 anos um fato desse tipo. Com base nessa informação, pode-se afirmar que

a) a estação está em funcionamento há no máximo 10 anos.

b) daqui a 10 anos deverá cair outro raio na mesma estação.

c) se a estação já existe há mais de 10 anos, brevemente deverá cair outro raio na mesma.

d) a probabilidade de ocorrência de um raio na estação independe do seu tempo de existência.

e) é impossível a estação existir há mais de 30 anos sem que um raio já a tenha atingido anteriormente.



DATA DE ENTREGA:25/05/2010